PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA
EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
DE IMPERATRIZ - NTEITZ
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO
E APRENDENDO COM AS TIC
E APRENDENDO COM AS TIC
FICHAMENTO DE AULA
PROGRAMA: Portal do Professor
| |
NOME DA AULA: Trabalho infantil
|
AUTORA: Suelen Fernanda
|
ÁREAS DO CONHECIMENTO: Sociologia
|
NÍVEL DE ENSINO OU MODALIDADE: Ensino Médio
|
DESCRIÇÃO DA AULA:
Foi sugerido que os alunos analisassem algumas imagens e assistissem vídeos disponíveis na Internet. Durante a exibição do vídeo os alunos deveriam anotar aspectos positivos e negativos, as idéias principais que o vídeo pretendia transmitir, que cena lhe chamou mais atenção? Por quê?
Em seguida o professor coleta na Internet diferentes informações a partir de página interativa do programa ECOAR . Material que apresenta textos, documentos legais e muitas informações sobre a exploração do trabalho infantil. A partir do material coletado, o educador elabora um texto sistematizado sobre o tema em questão. A idéia é que fosse impresso um texto único aos alunos. De posse dos textos, documentos, entrevistas e demais materiais que o professor achasse necessário, dividir a turma em 3 grandes grupos. Cada grupo ficaria responsável por responder a um bloco de questões. Os alunos deveriam ler o texto, estudar os materiais e posteriormente apresentar para o restante da turma. Durante a atividade também poderia ser utilizadas as imagens e o vídeo indicado no início da aula.
Considerando o exemplo da aula no qual foi destacado pontos da metodologia aplicada, o uso dos recursos e a avaliação, é inegável sua importância como referência para minha prática pedagógica. Achei excelente a sugestão da aula, porque aborda o tema “Trabalho infantil” de maneira dinâmica e atraente, onde os alunos aprendem com a utilização dos recursos tecnológicos. Isso acontece porque as TIC contribuem na busca de conhecimentos, como encontrar informações na internet, assistir um vídeo, observar imagem, etc.
| |
SUGESTÕES:
– Organização de um mural sobre trabalho infantil com gravuras e textos informativos;
– Realização de estudo sobre os principais direitos e deveres das crianças e dos adolescentes contidos no ECA;
– Confecção de GIBI com histórias sobre o trabalho infantil;
– Criação de paródias e confecção de cartazes;
– Realização de seminário com o tema trabalhado.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário