quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Experiências com projetos



§  NOME DO PROJETO: Um Novo Olhar Para a Leitura.
§  Público- alvo:  Alunos de 5ª  e 6ª série  do Centro de Ensino Urbano Rocha
§  Período/duração: 2 meses
§  Autoria: Mary Alvarenga, Joselma, Cristiane, Dora Martins e Gilda.
§  Eixos temáticos: leitura e escrita
§  Conteúdos curriculares: Textos práticos, literários e extras verbais produções textuais, substantivos, pontuação, sinônimos e antônimos, construção do espaço geográfico, símbolos matemáticos, órgãos sensoriais, os dez mandamentos entre outros.
§  Metodologia/procedimentos:
     Leitura  e estudo de texto
     Leitura oral e silenciosa
     Discussão oral sobre os textos
     Prática de redação
     Estudo orientado e atividades diversificadas
     Pesquisa na Internet
     Composição de bilhetes, convites, carta, livrinhos de receitas culinárias, poemas, fábulas, contos, histórias em quadrinhos e cartazes.  

§  Tecnologias e mídias utilizadas: Jornais, revistas, dicionários, livros paradidáticos, livros  de receitas,  TV/DVD, máquina fotográfica, reto projetor, computador, Internet, etc.

§  Atitude dos alunos: Os alunos demonstraram interesse e comprometimento em todas as atividades desenvolvidas durante o projeto.
§  Avaliação: Observando os alunos, levando em consideração as atividades propostas, o interesse, participação, organização, legibilidade, leitura, escrita, interpretação e relacionamento com todos.

2. ANÁLISE SOBRE OS DADOS PESQUISADOS

                  O projeto Um Novo Olhar Para a Leitura  foi desenvolvido no Centro de Ensino Urbano Rocha com o objetivo de incentivar, sensibilizar e despertar o gosto pela  leitura e escrita, desenvolvendo  habilidades na língua falada e escrita, assim como facilitar a interpretação de textos, que se fazem necessários nas mais diversas situações do cotidiano, seja na aprendizagem escolar ou na comunicação no convívio social, através de atividades voltadas para a leitura e escrita. Público- alvo: alunos de 5ª e 6ª série do turno matutino. Os conteúdos curriculares envolvidos foram textos práticos, literários e extras verbais produções textuais, pontuação, sinônimos e antônimos, símbolos matemáticos, órgãos sensoriais, os dez mandamentos entre outros. Durante o desenvolvimento do projeto foram produzidos  bilhetes, convites, carta, poemas, fábulas, livrinhos de receitas, contos, cartazes e histórias em quadrinhos. Em meio às tecnologias utilizadas posso citar jornais, revistas, dicionários, livros paradidáticos, TV/DVD, máquina fotográfica, reto projetor, computador, Microsoft Word, Internet, transparência, etc. Os alunos demonstraram grande interesse e empenho em todas as atividades desenvolvidas no decorrer do projeto, percebemos  mudança de conduta dos alunos no desenvolvimento de todas as atividades. O projeto foi considerado bom e foi concluído com uma exposição de todas as atividades realizada pelos estudantes na escola.

§  BIBLIOGRAFIA
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental Parâmetros Nacionais – 1ª a 4ª séries. Brasília, MEC/SEF, 1997

Proposta Curricular – Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia – ensino Fundamental – 1ª a 4ª série- currículo 1 . Título

CÔCCO, Maria Fernandes
Alp novo: análise, linguagem e pensamento/ Maria Fernandes Côcco, Marco Antonio Hailer. – São Paulo: FTD, 2000. (Coleção Alp novo)

DELMANTO, Dileta
Português: Idéias &Linguagens, 6ª série/ Dileta Delmanto, Maria da Conceição Castro. __12.ed. reform. ____São Paulo: Saraiva, 2005.

GIACOMOZZI, Gilio
Descobrindo a Gramática / Gilio Giacomazzi, Gildete Valério, Cláudio Redá Fenga- São Paulo: FTD 2000.

FERREIRA, Mauro 1955.
Entre palavras/ Mauro Ferreira. – São Paulo: FTD. 2000. – (Coleção entre palavras)


Nenhum comentário:

Postar um comentário