§ NOME DO PROJETO: Um
Novo Olhar Para a Leitura.
§ Público- alvo:
Alunos de 5ª e 6ª série
do Centro de Ensino Urbano Rocha
§ Período/duração: 2
meses
§ Autoria: Mary Alvarenga, Joselma, Cristiane, Dora Martins e Gilda.
§ Eixos temáticos: leitura e escrita
§ Conteúdos curriculares: Textos práticos, literários e extras verbais produções
textuais, substantivos, pontuação, sinônimos e antônimos, construção do espaço
geográfico, símbolos matemáticos, órgãos sensoriais, os dez mandamentos entre
outros.
§ Metodologia/procedimentos:
–
Leitura e estudo de texto
–
Leitura
oral e silenciosa
–
Discussão
oral sobre os textos
–
Prática
de redação
–
Estudo
orientado e atividades diversificadas
–
Pesquisa
na Internet
–
Composição
de bilhetes, convites, carta, livrinhos de receitas culinárias, poemas,
fábulas, contos, histórias em quadrinhos e cartazes.
§ Tecnologias e mídias utilizadas: Jornais, revistas, dicionários, livros paradidáticos,
livros de receitas, TV/DVD, máquina fotográfica, reto projetor,
computador, Internet, etc.
§ Atitude dos alunos: Os alunos
demonstraram interesse e comprometimento em todas as atividades desenvolvidas
durante o projeto.
§ Avaliação: Observando
os alunos, levando em consideração as atividades propostas, o interesse,
participação, organização, legibilidade, leitura, escrita, interpretação e
relacionamento com todos.
2. ANÁLISE SOBRE OS DADOS PESQUISADOS
O projeto Um
Novo Olhar Para a Leitura foi desenvolvido no Centro de
Ensino Urbano Rocha com o objetivo de incentivar, sensibilizar e despertar o
gosto pela leitura e escrita,
desenvolvendo habilidades na língua
falada e escrita, assim como facilitar a interpretação de textos, que se fazem
necessários nas mais diversas situações do cotidiano, seja na aprendizagem
escolar ou na comunicação no convívio social, através de atividades voltadas
para a leitura e escrita. Público- alvo: alunos de 5ª e 6ª série do turno
matutino. Os conteúdos curriculares envolvidos foram textos práticos,
literários e extras verbais produções textuais, pontuação, sinônimos e
antônimos, símbolos matemáticos, órgãos sensoriais, os dez mandamentos entre
outros. Durante o desenvolvimento do projeto foram produzidos bilhetes,
convites, carta, poemas, fábulas, livrinhos de receitas, contos, cartazes e
histórias em quadrinhos. Em meio às tecnologias utilizadas posso citar jornais, revistas, dicionários, livros
paradidáticos, TV/DVD, máquina fotográfica, reto projetor, computador, Microsoft Word, Internet, transparência, etc. Os alunos demonstraram grande interesse e
empenho em todas as atividades desenvolvidas no decorrer do projeto, percebemos mudança de conduta dos
alunos no desenvolvimento de todas as atividades. O projeto foi considerado bom
e foi concluído com uma exposição de todas as atividades realizada pelos
estudantes na escola.
§ BIBLIOGRAFIA
BRASIL, Ministério da Educação.
Secretaria de Educação Fundamental Parâmetros Nacionais – 1ª a 4ª séries.
Brasília, MEC/SEF, 1997
Proposta Curricular – Língua
Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia – ensino Fundamental –
1ª a 4ª série- currículo 1 . Título
CÔCCO, Maria Fernandes
Alp novo: análise, linguagem
e pensamento/ Maria Fernandes Côcco, Marco Antonio Hailer. – São Paulo: FTD,
2000. (Coleção Alp novo)
DELMANTO,
Dileta
Português: Idéias
&Linguagens, 6ª série/ Dileta Delmanto, Maria da Conceição Castro. __12.ed.
reform. ____São Paulo: Saraiva, 2005.
GIACOMOZZI,
Gilio
Descobrindo a Gramática /
Gilio Giacomazzi, Gildete Valério, Cláudio Redá Fenga- São Paulo: FTD 2000.
FERREIRA,
Mauro 1955.
Entre
palavras/ Mauro Ferreira. – São Paulo: FTD. 2000. – (Coleção entre palavras)
Nenhum comentário:
Postar um comentário