sábado, 19 de março de 2011

Projeto de trabalho em sala de aula

1. IDENTIFICAÇÃO

1.1 Nome da Escola: C.E. Urbano Rocha
1.2 Tema: Compreendendo a Constituição dos Agrupamentos  Sociais por meio das Tic
1.3 Público-alvo: Alunos do 2º ano do Ensino Médio
1.4 Disciplinas envolvidas: Sociologia e Português
1.5 Período/duração: 03 aulas de 50 minutos

2.DESCRIÇÃO DO PROJETO

        Sabe-se que a intenção natural da espécie humana é buscar uma identificação em outras pessoas. Quando alguém se identifica com outra e passa a estabelecer um vínculo social com ela, ocorre uma associação humana. Com o estabelecimento de muitas associações as pessoas passaram a constituir verdadeiros grupos sociais. A própria natureza humana exige que os homens se agrupem. A vida em sociedade é condição indispensável à sobrevivência do ser humano.
       Dentro deste contexto, é que nos propomos, através deste projeto, possibilitar aos educandos por meio de vídeos, hipertextos e navegação pela Internet, compreender o processo de formação dos grupos sociais, o modo como os homens vivem, os seus papéis sociais e as normas sociais que definem os papéis desempenhados.

3. OBJETIVOS


3.1 Objetivo Geral

         Pesquisar na internet informações sobre o processo de formação dos grupos sociais, o modo como os homens vivem, suas funções e as normas sociais que definem os papéis desempenhados.

3.2 Objetivos Específicos

  • Conhecer os tipos de grupo social
  • Distinguir os maquinismos de sustentação dos grupos sociais
  • Identificar as principais características dos grupos sociais
  • Definir multidão e massa como fenômenos típicos das sociedades contemporâneas
  • Conceituar status e papel social
4. EIXOS TEMÁTICOS/CONTEUDOS CURRICULARES

Agrupamentos sociais: grupo social, agregados sociais, mecanismos de sustentação dos grupos sociais, sistemas de status e papéis sociais e estrutura e organização social.

5. DESENVOLVIMENTO/PROCEDIMENTOS
 

        Este projeto será realizado em grupo, visando a aprendizagem coletiva, que entre outras atividades, os alunos realizarão:

– Pesquisas na Internet
– Exibição de vídeos (youtube)
– Leitura de hipertextos (Wikipédia)
– Pesquisas de imagens relacionadas ao tema
– Elaboração de slides com textos e imagens.
– Confecção de um painel com resultado das pesquisas.
– Apresentação dos trabalhos para os demais grupos.

6. TECNOLOGIAS E MÍDIAS UTILIZADAS

– Computador
– Internet
– Data show
– Pendrive
– TV / DVD
– Notebook
– Câmera digital
– Fones de ouvido
– Revistas

7. RESULTADOS OBTIDOS

       Durante a execução das atividades os alunos terão a oportunidade de conhecer o processo de formação dos grupos sociais, o modo como os homens vivem, suas funções e as normas sociais que definem os papéis desempenhados. Através do acesso a sites e por meio de vídeos, hipertextos e imagens, os alunos possam fundamentar sua aprendizagem tendo como base as informações disponíveis na internet. A atividade será desenvolvida em três aulas. Através desse trabalho os alunos também irão compreender a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo ensino-aprendizagem.

8. CONCLUSÃO

       Este projeto é de suma importância, visto que através dele os educandos terão a oportunidade de conhecer o processo de formação dos grupos sociais, o modo como os homens vivem, suas funções e as normas sociais que definem os papéis desempenhados.
      Percebe-se que a utilização das TIC como recursos pedagógicos é uma importante contribuição para dinamizar as aulas, motivar mais os alunos. O educando torna-se mais responsável e sujeito ativo na construção do conhecimento. Assim, conclui-se que as Tecnologias disponíveis na escola são recursos que dão sustentação à prática pedagógica, sendo de grande relevância no processo ensino-aprendizagem.

REFERÊNCIAS


ALENCAR, Cláudio. Os agrupamentos Sociais – variados. Disponível em: <  http://www.sofi.com.br/conteudo/os-agrupamentos-sociais> Acesso em: 01 mar. 2011.

BORGES, Renato. Público, multidão e massa. Disponível em:  <http://www.professorrenato.com/index.php?option=com_content&view=article&id=132:publico-multidao-e-massa&catid=35:sociologia&Itemid=65Acesso em:  03 mar. 2011.

GONÇALVES, Gabriele. Os agrupamentos sociais. Disponível em: < http://educacaodialogica.blogspot.com/2010/07/os-agrupamentos-sociais.html >Acesso em: 02 mar. 2011.
  
______ . Os grupos sociais. Disponível em:<http://monografias.brasilescola.com/sociologia/os-grupos-sociais.htmAcesso em: 02 mar. 2011.

KRETZER, Osnildo F. 1º Ano: resumo de "Agrupamentos Sociais". Disponível em: < http://www.monografias.brasilescola.com/sociologia/os-grupos-sociais.htm Acesso em: 26 fev. 2011.


SANTOS, Pérsio de Oliveira. Introdução à Sociologia: série Brasil, Ed. Ática – São Paulo – 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário