PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE IMPERATRIZ - NTEITZTECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE IMPERATRIZ - NTEITZTECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
CURSISTA: MARIA MARY ALVARENGA PEREIRA
TUTORA: APARECIDA MARCONCINE
UNIDADE: I V ATIVIDADE: 4.7
DATA: 23/03/2011
Conceitos, Curriculos e Tecnologias
Currículo é um conjunto de saberes que vem coligado a disciplinas e a situações cotidianas, proveniente de encontro a interesses técnicos científicos, integrando-se a construção de saberes necessários a sobrevivência do homem no âmbito social do qual ele está inserido. O currículo envolve atividades e experiências que propiciam um aprendizado significativo e inclui as atividades planejadas para atingir os objetivos esperados. Para trabalhar o currículo como proposta de projeto de ensino - aprendizagem é necessário ver com a atenção sua organização, visto que os alunos precisam ter interesses comuns para a preferência dos temas a ser desenvolvido.
Atualmente não podemos descartar a importância da interdisciplinaridade na prática pedagógica, temos que trabalhar em conjunto, envolvendo outras disciplinas, para isso faz-se necessário o trabalho por projetos.
Para Maria Elisabette Brisola Brito Prado (2005, p. 5):
A idéia de projeto envolve a antecipação de algo desejável que ainda não foi realizado, traz a idéia de pensar uma realidade que ainda não aconteceu. O ato de projetar requer abertura para o desconhecido, para o não-determinado e flexibilidade para reformular as metas à medida que as ações projetadas evidenciam novos problemas e dúvidas. A mediação do professor é fundamental, pois, ao mesmo tempo em que o aluno precisa reconhecer sua própria autoria no projeto, ele também precisa sentir a presença do professor, que ouve, questiona e orienta, visando propiciar a construção de conhecimento do aluno.
A prática de projetos educacionais nas escolas é de suma importância, visto que torna o aprendizado mais significativo, o aluno participa por meio de atividades dinâmicas como pesquisa, entrevistas, debates e experimentos, que os levam a refletir durante o processo, sobre a importância do tema abordado. É um trabalho que leva o aluno a participar do processo de elaboração do trabalho e opine sobre as atividades e estratégias a serem desenvolvidas no transcorrer das atividades.
As tecnologias no contexto educacional são recursos que possibilitam o educando compreender os conteúdos de forma mais dinâmica e desenvolve seu conhecimento de maneira mais significativa.
Segundo Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida (2003, p. 30)
Para compreender as contribuições ao ensino e à aprendizagem propiciadas pela prática pedagógica com projetos, com o uso de tecnologias, é importante considerar três aspectos fundamentais. Um deles refere-se à explicitação daquilo que se deseja atingir com o projeto e às ações que se pretende realizar – o registro de intenções, processos em realização e produções. Outro aspecto diz respeito à integração das tecnologias e mídias, explorando suas características constitutivas, de modo que sejam incorporadas ao desenvolvimento de ações para agregar efetivos avanços. O terceiro aspecto trata dos conceitos relacionados com distintas áreas de conhecimento, que são mobilizados no projeto para produzir novos conhecimentos relacionados com a problemática em estudo.
Segundo José Armando Valente (2005, p.23), as facilidades técnicas oferecidas pelos computadores possibilitam a exploração de um leque ilimitado de ações pedagógicas, permitindo uma ampla diversidade de atividades que professores e alunos podem realizar. Por outro lado, essa ampla gama de atividades pode ou não estar contribuindo para o processo de construção de conhecimento. O aluno pode estar fazendo coisas fantásticas, porém o conhecimento usado nessas atividades pode ser o mesmo que o exigido em outra atividade menos espetacular.
Deste modo aluno precisa ser induzido a fazer suas próprias descobertas dentro de condições bem planejadas. Com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), professores e alunos comunicam-se, trocam experiências e desenvolvem projetos. Com a utilização das TIC como recurso pedagógico desperta no aluno o prazer pela pesquisa, leitura e escrita. Precisamos desenvolver projetos buscando cada vez mais utilizar esses recursos e criar possibilidades que aguce o interesse do aluno pela pesquisa dentro e fora da escola, visto que a escola é um espaço propício para informar como os educandos devem se comportar diante das tecnologias.
É responsabilidade do professor a integração das TIC no processo ensino- aprendizagem, podendo elaborar e executar projetos buscando adotar as normas formadas pela escola, fazendo adaptações ao currículo.
Segundo Maria Elizabeth Bianconcini (2005, p. 40):
A utilização de tecnologias na escola e na sala de aula impulsiona a abertura desses espaços ao mundo e ao contexto, permite articular as situações global e local, sem contudo abandonar o universo de conhecimentos acumulados ao longo do desenvolvimento da humanidade. Tecnologias e conhecimentos integram-se para produzir novos conhecimentos que permitam compreender as problemáticas atuais e desenvolver projetos, em busca de alternativas para a transformação do cotidiano e a construção da cidadania.
Conforme ainda Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida um projeto é desenvolvido pelas pessoas que pensam sobre ele e atuam em sua realização, sendo os autores aqueles que participam de todo o desenvolvimento do projeto, concebem e discutem as problemáticas, descrevem e registram um plano para investigá-las e produzir resultados, desenvolve as ações e avaliam continuamente se os resultados que vão sendo obtidos são aceitáveis em termos de satisfazer as intenções desejadas, responder às perguntas iniciais ou avançar em sua compreensão e até alterar as perguntas iniciais ou levantar novas perguntas.
REFERÊNCIAS
PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações In: Moran, José Manuel e ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Integração de tecnologias na educação. Brasília, DF: SEED/MEC, 2005.
ALMEIDA, Maria Elisabeth Bianconcini ; PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo. Brasília, Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância – SEED/MEC, 2008.